segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Finalzinho da Gestação

Tive contrações de Braxton Hicks muito intensas a partir do sétimo mês. Com 39 semanas, elas ficaram mais frequentes e duravam cerca de 30 segundos. Depois da 40ª semana, começaram a ficar mais ritmadas, vinham a cada 30 minutos, duravam um minuto, porém nunca doíam. Como eu desejei que doessem.
Data provável de parto (DPP) ultrapassada. Parentes e amigos ansiosos, mas eu permanecia muito segura. Sabia que tudo estava bem comigo e com o bebê. Sabia também que os parentes e amigos estavam preocupados, pensando em nosso bem. Não queria indisposição com ninguém. Eu, a grávida, procurava tranquilizar os que estavam ao redor.

Fiz acupuntura, hidroginástica e dirigi até a 41ª semana. Esta última contravenção eu fiz por uma boa causa: minha barriga estava tão imensa e as costas doíam tanto, que o único exercício que eu fazia sem dor era na água. Dirigia porque me sentia muito mal em táxis. As professoras tinham até medo de me ver chegando. Temiam um inédito parto na piscina.
Ao completar 41 semanas, comecei a fazer alguns rituais de despedida da barriga. Escrevi uma cartinha para o bebê e, abraçada ao meu marido, eu a li em voz alta para a barriga. Também comi comida mexicana com muita pimenta. E namorei muito.

No dia 31 de março, quando já estava com 41 semanas e 1 dia, a doutora Andréa fez um descolamento de membrana, procedimento que em alguns casos desencadeia o trabalho de parto (TP). Até então, eu estava com zero de dilatação. O procedimento resultou em 1 centímetro de dilatação, medida que não retrocederia mais até o parto. No mesmo dia, fiz também uma massagem em pontos expulsivos com a Jill, uma parteira americana indicada pela Cris Balzano, minha doula. Foram duas maravilhosas horas de massagem em que chamei muito meu bebê para vir ao mundo. A Jill deu início ao trabalho de abrir meu corpo. Ela ensinou a relaxar alguns músculos que inconscientemente nós contraímos. No fim, ela disse que 80% das gestantes entravam em TP em até 48 horas após a massagem. Saí confiante.

À noite, tomei um chá de ervas expulsivas indicado por uma outra parteira. E, antes de dormir, andei por 20 minutos no pátio do prédio. Embora estivesse bem ativa na gestação, caminhar era algo que causava dor. Naquele noite, curiosamente, eu estava com um enorme “siricutico” para me movimentar, além de sentir muito calor.

2 comentários:

  1. Qual chá vc tomou? Estou superansiosa e naaaaada de contraçoesque engrenem rd

    ResponderExcluir
  2. Olá, pesquisando sobre gravidez achei seu blog. Também sou jornalista e, vendo as fotos, descobri que participei de uma premiação junto com seu marido (Grande Prêmio Ayrton Senna em 2003). Sou boa fisionomista. Ele ganhou na categoria revista e eu, jornal.
    Já estou quase com 41 semanas e um tanto ansiosa para que meu filho chegue da forma mais natural possível. Poderia me dizer que chá foi esse que tomou? Obrigada.
    Cris Bonfim

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião.